CPDLC

CPDLC e a comunicação ATC no Brasil

(O texto sem edição foi publicado originalmente no site do DECEA, em 28/8/2017, por Daniel Marinho, da Assessoria de Comunicação) Depois da bem sucedida experiência no controle dos voos transatlânticos, o uso de comandos de texto (CPDLC) para as comunicações piloto-controlador deverá estender-se, em breve, aos voos sobre o território brasileiro.



No último mês de julho, o Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) sediou a primeira reunião do “Grupo de Trabalho Continental”. Seus profissionais são os responsáveis pelo planejamento e testes operacionais do para implementação do conceito sobre estas regiões.

Desde 2009, o conceito CPDLC (Comunicação entre Pilotos e Controladores de Tráfego Aéreo por Enlace de Dados) já trouxe inúmeros benefícios às operações do Centro de Controle de Área Oceânico do CINDACTA III, em Recife. Trata-se do espaço aéreo de responsabilidade brasileira sobre o Oceano Atlântico.

São eles:

  • Aumento da capacidade e clareza nas comunicações entre controladores de tráfego aéreo e pilotos.
  • Redução do congestionamento do canal de voz.
  • Registro de histórico de comunicação.
  • Impressão das comunicações e principalmente redução de equívocos na comunicação.

O conceito CPDLC é tendência mundial. No Brasil, é parte integrante do programa SIRIUS, do DECEA.

O ICEA desenvolveu um simulador em tempo real integrado ao Simulador de Baixo Custo (SRBC). O objetivo é dar suporte aos ensaios e treinamentos decorrentes da implantação do CPDLC Continental.  Ele foi denominado Módulo do Sistema de Comunicação do SRBC (MSCS), que já se encontra em operação no Centro de Controle de Área Oceânico.

Os primeiros órgãos ATC beneficiados serão o Centro Recife (ACC-RE), em Recife, e o Centro Amazônico (ACC-AZ), em Manaus. A implantação da ferramenta será gradativa, seguindo critérios de utilização em espaços aéreos menos complexos.

Antes do início da operação nestes órgãos, haverá pesquisas sobre as melhores práticas de utilização no cenário mundial, atualização das legislações brasileiras, desenvolvimento de novos requisitos no SAGITARIO, simulação e capacitação dos controladores.

Assista o vídeo abaixo e conheça melhor o conceito CPDLC

O CPDLC

O CPDLC é a ferramenta utilizada para a comunicação de dados entre piloto e controlador. Por meio de sua interface, pilotos passam a fazer requisições e informes por meio de texto. Os comandos de texto são correspondentes a fraseologia convencional, que ficam já dispostos numa tela como palavras-chave.

O mesmo ocorre com as orientações, liberações e informações emitidas pelo controlador na tela da interface do CPDLC a sua frente. Além dos comandos pré-convencionados, o equipamento também viabiliza a inscrição de “texto livre”, para comunicação fora dos padrões definidos.

O CPDLC dispensa os canais saturados da comunicação por voz e diminui os problemas advindos de má qualidade de áudio, de barreiras linguísticas e de problemas de propagação de sinal.

Veja este texto sem edição diretamente no site do DECEA.



Inscreva-se no canal no Youtube



Sobre Felipe Faria

Tem 37 anos, é natural de Florianópolis e residente em Joinville. Apaixonado por surfe, música e aviação. Criou e mantém o site e o canal no YouTube Aviação Virtual Para Iniciantes para, principalmente, ajudar a quem está começando neste hobby.