Arquivos da Categoria Pilotos e Controladores

CPDLC e a comunicação ATC no Brasil

(O texto sem edição foi publicado originalmente no site do DECEA, em 28/8/2017, por Daniel Marinho, da Assessoria de Comunicação) Depois da bem sucedida experiência no controle dos voos transatlânticos, o uso de comandos de texto (CPDLC) para as comunicações piloto-controlador deverá estender-se, em breve, aos voos sobre o território brasileiro.

Leia mais

Mudanças nas regras de plano de voo

Entraram em vigor hoje as novas ICA 100-11 — Plano de voo e MCA 100-11 — Preenchimento dos Formulários de Plano de Voo. Por meio da publicação da Circular de Informações Aeronáuticas (AIC-N 16/17), o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) ressalta as principais alterações nos requisitos obrigatórios para apresentação dos planos. Confira!

Leia mais

Direito de passagem, o que é isso?

Outra situação que também costuma gerar conflitos nas redes de voo online é a falta de conhecimento de alguns pilotos virtuais — e até de alguns controladores também — sobre quem tem a preferência para taxiar quando duas ou mais aeronaves convergem para o mesmo ponto no aeroporto. Chega mais, porque é hora de falar um pouco sobre direito de passagem em solo.

Leia mais

Convite para a revoada de aniversário

Este próximo sábado, dia 6 de maio de 2017, é um dia muito especial para o canal Aviação Virtual Para Iniciantes no YouTube. É o dia em que o canal completa um ano de existência. Como passa rápido, hem! E, para marcarmos a passagem desse dia, quero convidar a todos os pilotos virtuais para um evento especial, a Revoada de Aniversário do Aviação Virtual Para Iniciantes.

Leia mais

Como interpretar TAF

Vimos no post anterior como interpretar códigos meteorológicos METAR. Agora, neste post, vamos aprender a interpretar os códigos meteorológicos TAF, que são uma descrição completa das condições meteorológicas previstas para um aeródromo durante o período de validade, incluindo qualquer mudança considerada significativa para as operações aéreas.

Leia mais

Como interpretar METAR

É hora de abordarmos um tema que não é difícil, mas que pode parecer muito complicado em um primeiro momento ou em um primeiro contato com ele. Isso pela quantidade de informações que congrega de uma só vez. Estou falando de METAR, que são os reportes meteorológicos em um aeródromo. Mas você vai ver que, com tempo e prática, você vai tirar esse tema de letra.

Leia mais

Como definir a pista em uso

Um assunto tão simples e que, mesmo assim, gera tantas dúvidas nos iniciantes na aviação virtual. Neste post, você aprende macetes definitivos sobre como definir a pista em uso para pouso ou decolagem em qualquer aeroporto do mundo.

Leia mais

Posições críticas nos aeródromos

ICA 100-37 – Serviços de Tráfego Aéreo as trata como um tema mais voltado às aeronaves em procedimento de táxi ou em evolução no circuito de tráfego padrão. Mas falar das posições críticas nos aeródromos é importante sob todos os aspectos. E, na aviação virtual, sobretudo para evitar conflitos entre aeronaves, caso não haja controladores online.

Leia mais

Conheça as atribuições dos órgãos ATC

São comuns entre os pilotos iniciantes equívocos na hora de chamar um controlador de tráfego aéreo virtual. E esses equívocos ocorrem, principalmente, por um motivo muito simples: não saber se se está ou não dentro da “jurisdição” daquele controlador.

Por isso, o Aviação Virtual Para Iniciantes ajuda você a resolver esse problema. A partir de agora, você vai conhecer as atribuições dos órgãos ATC. Lembramos, porém, que as orientações contidas no vídeo a seguir têm foco estritamente ao que pode ser aplicado na aviação virtual.

Leia mais

Como evitar conflitos na IVAO e VATSIM

Quem nunca teve algum dissabor ao voar ou ao controlar online que levante a mão. Talvez poucos sejam capazes de fazê-lo. Daquela picuinha boba àquela confusão generalizada na UNICOM: todos nós já presenciamos ou ainda vamos presenciar algum tipo de “treta” nas redes de simulação aérea online. É por isso que neste post, você vai ver, por meio de 10 dias valiosas, como evitar conflitos na IVAO e VATSIM.

Leia mais

Conheça a rede Vatsim

Você já ouviu falar da Virtual Air Traffic Simulation Network (Vatsim)? Da mesma forma como a IVAO, esta é mais uma rede de simulação online, na qual podemos nos divertir como pilotos virtuais ou controladores de tráfegos aéreos virtuais, e aprender muito sobre aviação.

Leia mais

REDE IVAO – PARTE 7 – CONHECENDO OS RATINGS E A IVAO-BR

Neste vídeo, eu mostro as graduações que você pode obter ao longo de sua carreira como piloto ou como controlador de tráfego aéreo virtual. E também como a divisão brasileira, a IVAO-BR, pode te ajudar a subir mais rapidamente nestas graduações.

Leia mais