Arquivos da Categoria Pilotos

IVAO World Tour 2018; o VFR cruza o Brasil

Você é daqueles que gosta de ter objetivos? Que gosta de desafios na hora de voar, em vez de só ficar de um lado para o outro o ano inteiro? Aqui vai uma dica para quem possui esse perfil. A rede IVAO já liberou os seus três World Tour 2018: IFR, com os 50 voos; VFR South America, com 14 pernas passando pelo Brasil, e o Long Haul, com voos de até 8h só para os fortes.

Leia mais

Prepar3D v4.1 sai dia 10 de outubro

Membros da equipe de desenvolvimento do simulador Lockheed Martin Prepar3D informaram há poucos instantes a data de lançamento da primeira grande atualização do Prepar3D v4. Eles estão online na rede social Reddit, em uma sessão que os norte-americanos chamam de Ask Me Anything (AMA). Traduzindo-se para o português seria “pergunte-me qualquer coisa”.

Leia mais

Como usar o transponder em situações adversas?

Você já aprendeu com o Aviação Virtual Para Iniciantes o momento de acionar o transponder em modo Charlie e o de colocá-lo em stand by. Já viu também que, sempre que não houver controladores online, você deve manter o transponder em 2000 (pelo menos quando voando aqui pelo Brasil). Agora você vai ver os códigos específicos para as situações de emergência.

Leia mais

Unicom e circuito de tráfego na prática

Se você acompanhou a live do dia 25 de julho, você percebeu que eu não consegui completar o voo que eu propusera para aquela ocasião — entre Joinville (SBJV) e São Francisco do Sul (SSSS) — por causa dos frames baixos. Então, neste fim de semana, resolvi fazer um vídeo desse voo, para que possamos revisar coordenação de tráfego na Unicom e execução de circuito de tráfego padrão.

Leia mais

Desenhe o Dreamliner você também

Se você não acompanhou nesta manhã pelo FlightRadar24.com, você perdeu a Boeing fazendo graça pelo espaço aéreo norte-americano com um de seus 787 Dreamliner. Em um voo de 18h03, a empresa desenhou justamente um Boeing 787 Dreamliner. As asas foram do Canadá ao Golfo do México. A fuselagem cruzou cinco estados, estendendo-se do Tennessee ao Wyoming.

Leia mais

Zibo Mod vira febre no X-Plane 11

Indiscutivelmente, o Boeing 737-800 é uma das aeronaves mais utilizadas — se não for a mais utilizada — em simuladores como o FSX e o P3D. Muito em parte, em função do excelente modelo NGX da PMDG. Mas e quem usa X-Plane, como fica, já que a PMDG só tem o DC-6 neste simulador? Instala o Boeing 737-800 Zibo Mod, amigão, a nova febre do X-Plane 11!

Leia mais

Atualizar o AIRAC: mudou a forma

Como já mostrei noutro post aqui no site, temos um compromisso quase que mensal com o nosso simulador, que é a atualização da base nativa de dados de navegação, que também conhecemos por AIRAC. O francês Hervé Sors, que fornece esse serviço gratuitamente para os simuladores FSX e P3D, mudou recentemente a forma de atualização dos fixos.

Leia mais

Como coordenar corretamente na UNICOM

Uma das maiores dificuldades — ou um dos maiores medos — dos pilotos virtuais, especialmente os iniciantes, é a coordenação de tráfego na UNICOM. Mas eu vou mostrar neste post que isso é um mito e que a lógica para fazer uma coordenação correta é mais simples do que você pensa e que a prática vai ajudá-lo a chegar rápido a uma coordenação de qualidade.

Leia mais

Como preencher um plano de voo

Independentemente de haver ou não controladores online no momento em que vamos voar, enviar um plano de voo é uma ação mandatória a todos os pilotos virtuais, tanto na IVAO quanto na VATSIM. E como estamos em uma fase do nosso treinamento em que já estamos na cabine de comando, chegou a hora de aprendermos a preencher corretamente um plano de voo.

Leia mais

Cessna 172: parte inferior do painel

Chegamos à última parte da nossa série introdutória do Cessna 172. Vamos falar da porção inferior do painel dessa aeronave. Tão importante quanto a porção superior, nela podemos encontrar os comandos de luzes, a chave de acionamento, os manetes de potência do motor e de mistura do combustível, além de outros componentes importantes, que você os conhece agora.

Leia mais

Cessna 172: sistemas aviônicos

Aviônicos são sistemas eletrônicos utilizados em aeronaves pra comandar ou gerenciar múltiplas funções. Nesta série introdutória do Cessna 172, você vai ver que os sistemas aviônicos dessa aeronave servem para comandar e gerenciar as comunicações e a navegação. Da chave NAV/GPS ao DME, você verá cada equipamento e conhecer as principais funções de cada um.

Leia mais

Cessna 172: instrumentos de navegação

Continuamos a introdução ao Cessna 172. Chegou a hora de conhecermos os instrumentos de navegação dessa aeronave. Embora possam ser utilizados como referência durante os voos conduzidos sob regras visuais (VFR), os instrumentos de navegação têm fundamental importância quando estamos voando sob regras de voo por instrumentos (IFR).

Leia mais

Cessna 172: instrumentos de voo

Vamos conhecer os instrumentos de voo do Cessna 172. Os instrumentos de voo são aqueles instrumentos básicos, indispensáveis em qualquer aeronave. Eles desempenham função essencial ao piloto, em especial nos voos conduzidos sob regras visuais, provendo-lhe orientação espacial e situacional e coordenação entre as superfícies de comando.

Leia mais

Cessna 172: instrumentos de motor

A partir desta segunda parte da nossa série introdutória sobre o Cessna 172, começamos a conhecer os instrumentos e equipamentos presentes nessa aeronave. Para que tenhamos uma ordem lógica, a apresentação será feita de cima para baixo e da esquerda para a direita, na parte superior do painel, e da esquerda para a direita, na parte inferior do painel.

Leia mais